.
,
Para quem está sofrendo com a perda de cabelo, qualquer medida para recuperar os fios perdidos ou trazer mais firmeza aos que ainda restam pode soar muito bem. No entanto, nem todas as soluções propostas trazem resultados, então, é preciso ter cautela. Para te ajudar a manter a saúde do seu cabelo, separamos algumas práticas que você deve evitar!
Evite penteados apertados ou que puxam demais a raiz dos fios, como tranças e dreads
Penteados que puxam muito os cabelos, como tranças, dreadlocks e afins não são boas opções se você está sofrendo com a queda de cabelos. Isso porque, para serem feitos, estes penteados implicam na tração excessiva dos fios para manter a forma das tranças ou dos dreads. Isso provoca uma fraqueza na raiz de cada fio, o bulbo capilar, enfraquecendo sua sustentação.
Não experimente químicas fortes como a descoloração, pois removem a massa de seus fios
A descoloração é um processo que, como o nome diz, é responsável por remover todos os pigmentos de melanina que se concentram em cada fio de cabelo, resultando em um cabelo platinado. No entanto, além da pigmentação que vai embora, descolorir os cabelos também promove a remoção da massa que compõe os fios, formada por substâncias como a queratina. Dessa forma, se você já estiver calvo e submeter seu couro e seus cabelos a uma descoloração, é provável que sua pele fique irritada e seus fios fiquem mais finos e fragilizados do que já estão.
Não use bonés por tempos prolongados para não prejudicar o couro cabeludo
A dica para evitar o uso de bonés por tempo prolongado se deve ao fato de que estes acessórios impedem a circulação de ar no couro cabeludo. Essa situação favorece o surgimento de fungos e bactérias, que podem provocar a caspa e a oleosidade excessiva no couro, assim favorecendo a queda dos fios. Ainda prejudica o crescimento, já que os folículos ficam menos expostos à luz, que estimula os cabelos a crescer. Portanto, se quiser utilizar boné, evite fazê-lo por muitas horas seguidas.
Fumar e beber prejudica a circulação sanguínea no couro cabeludo, prejudicando o crescimento capilar
Se você tem receio de sua calvície agravar, mas ingere bebidas alcoólicas frequentemente, repense esse hábito. Isso porque o álcool prejudica a distribuição de nutrientes no organismo, como o ácido fólico e o zinco, fundamentais para garantir a força e a espessura dos fios. Se esses nutrientes estiverem em falta no corpo, os cabelos tornam-se fracos e quebradiços. Quanto a fumar, as substâncias presentes no cigarro prejudicam a circulação sanguínea no couro cabeludo, afetando os vasos capilares, que são os que levam os nutrientes à raiz dos fios. O ideal é investir em uma alimentação rica em vitaminas e proteínas, lembrando também de ingerir muita água para permitir que os fios sejam devidamente hidratados.
Noites mal dormidas são ruins para a saúde dos fios
O sono é capaz de regular o funcionamento do corpo todo. Por isso, noites de sono mal dormidas são sinônimos de problemas, alguns deles no cabelo. Poucas horas dormidas podem trazer incômodos como oleosidade excessiva, caspa e até a queda dos cabelos, já que, sem o sono devido, os ciclos capilares ficam irregulares. A solução é organizar sua rotina e dormir cerca de oito horas diárias.
0 comentários:
Postar um comentário