.
,
A medicina fantasticamente tem desenvolvido nos últimos anos novos medicamentos que ajudam a controlar várias doenças que antes eram extremamente letais. Mas, apesar dos avanços médicos, a prevenção é a chave para manter a nossa saúde e combater doenças mais graves. O bom uso da medicina é outro fator importante, já que o mal uso da mesma também pode gerar sintomas nocivos. O famoso e temido câncer, uma doença que assusta muitas pessoas, têm uma maior chance de cura quando é diagnosticado de maneira precoce. Devemos observar cuidadosamente nosso corpo todos os dias, já que ele nos dá os sinais necessários para diagnosticarmos a possível presença de problemas de saúde. Preste atenção nos seguintes sintomas e leve o conteúdo do nosso post para sua vida! Da mesma forma, compartilhe nosso artigo com todos aqueles que você ama para que assim eles também possam prolongar seus dias de vida.
1. Neoplasias na pele
O termo neoplasia se refere a um crescimento anormal de tecidos causado pela rápida proliferação das células que foram sujeitas a alguma forma de mutação. As neoplasias malignas se tornam cancerígenas e são caracterizadas da seguinte maneira: o crescimento anormal de células, a capacidade para invadir outros tecidos, distribuição para órgãos distantes através dos vasos sanguíneos ou vasos linfáticos (metástases). Se não tratadas, estas células crescem e se proliferam rapidamente para diferentes áreas do corpo de maneira descontrolada. Os tipos de câncer resultantes podem ser: carcinoma (da pele ou do forro do tecido dos órgãos), leucemia (da medula óssea), linfoma (sistema imunológico), sarcoma (gordura óssea, músculo, cartilagem, osso ou outro tecido conjuntivo) ou câncer no sistema nervoso central (da medula espinal e do cérebro). Preste atenção em qualquer protuberância na mama e axilas ou em irritações fortes não relacionadas com alergias ou motivos óbvios.
2. Tosse prolongada
.
,
A maioria das pessoas está ciente de que um nódulo na mama é um sinal de alerta do câncer de mama e sangramentos podem indicar câncer no intestino, rim ou câncer de bexiga. No entanto, apenas uma em cada dez pessoas sabe que uma tosse persistente pode indicar câncer de pulmão. Este tipo de câncer é um dos maiores assassinos, mas o pior é que a partir do momento em que as pessoas não conseguem identificar seus sintomas, o diagnóstico fica muito mais difícil de ser feito. Lembre-se que quando se trata desta terrível doença, tratar desde cedo é a melhor estratégia para conseguir vencer a batalha. Sendo assim, se você tem uma tosse prolongada por três semanas ou mais, não hesite em visitar o seu médico.
3. Coceira estranha
Uma forma de câncer em que a coceira é um sintoma proeminente é a policitemia vera, um dos vários cânceres do sangue conhecidos como desordens mieloproliferativas. As pessoas com esta doença podem enfrentar uma grande coceira especialmente depois do banho ou ducha quente, mas este é apenas um ou dos muitos sintomas associados a esta doença. Outras características são a dificuldade em respirar quando se está deitado, tonturas, dor de cabeça, fadiga, entre outros. A pele escamosa, vermelha e com o erupções cutâneas podem ser sinais precoces de MF ou síndrome de Sézary, que são formas de linfoma cutâneo. A micose começa com erupções que duram meses ou anos, seguido de caroços ou lesões de pele e tumores infectados.
4. Alterações no intestino
Mudanças na sua rotina de idas ao banheiro, como constipação ou diarreia regular, entre outras alterações aparentes em suas fezes, são pistas importantes sobre o que está acontecendo em seu aparelho digestivo e tudo isso pode variar de pessoa para pessoa. Se você tiver algo grave, como câncer de cólon ou doença inflamatória intestinal, o ideal é diagnosticar o problemas precocemente, pois só assim você terá uma chance de 90% de sobrevivência. Se o câncer progredir e se estender para além do cólon, a probabilidade de sobrevivência baixa consideravelmente. Além da frequência de idas ao banheiro, alterações na cor e consistência das fezes são outras dicas importantes que seu corpo lhe dá. Preste atenção na coloração de suas fezes: se elas estiverem vermelhas ou negras isso pode indicar alto sangramento pelo trato gastrointestinal. Por outro lado, fezes pálidas, com aparência similar à argila ou especificamente na cor branca podem se referir ao trato biliar. Se você notar algo parecido com isso por algumas semanas, corra para seu médico e faça uma colonoscopia.
5. Cor anormal da urina
Na maioria dos casos, sangue na urina (chamada hematúria) é o primeiro sinal de câncer de bexiga. Às vezes, é tanto sangue expelido que a cor de sua urina pode ficar laranja, rosa ou até mesmo vermelho escuro. Por outro lado, dependendo do caso, possuir esta cor de urina pode ser algo normal, já que não é muito raro encontrar pequenas quantidades de sangue ao se fazer um teste de urina ou um exame médico geral. Mas se uma pessoa tem câncer de bexiga a aparição do sangue pode ser gradual. Além disso, lembramos que as fases iniciais deste tipo de câncer causam sangramento, mas pouca ou nenhuma dor na hora de urinar. No entanto, se o seu estado é avançado, você pode experimentar a incapacidade de urinar, dor lombar, perda de apetite e de peso, fadiga e fraqueza, inchaço nos pés e dor óssea.
6. Perda de peso inexplicada
A perda de peso é comum entre as pessoas que sofrem de câncer, sendo muitas vezes o primeiro sinal visível da doença. Até 40% das pessoas relatam uma perda de peso inexplicável quando são diagnosticadas com câncer e até 80% das pessoas com câncer avançado enfrentam uma grande perda de peso e caquexia (profunda alteração do corpo). A combinação entre perda de peso e da musculatura é algo muito perigoso e devemos considerar como um sinal vermelho sobre nossa saúde. Outros sintomas que muitas vezes acompanham o câncer incluem: fadiga severa, fraqueza crônica, perda de energia contínua e incapacidade de realizar tarefas do dia a dia.
7. Dor de garganta incessante
O câncer de garganta cresce nos órgãos que ajudam você a engolir, falar e respirar. Aproximadamente metade destes cânceres ocorrem diretamente na área que começa por trás do nariz e termina mais ou menos na altura do pescoço. O resto dos casos surge nas cordas vocais ou laringe. Esta doença tende a crescer muito rapidamente, razão pela qual é essencial um tratamento precoce, pois só assim podem existir chances de sobrevivência. Os sintomas desta doença incluem alterações na voz, como rouquidão, problemas de deglutição ou de respiração, dor de garganta, tosse ou desconforto contínuo no ouvido, dor de cabeça, cãibras no pescoço e rápida perda de peso. Consulte o seu médico imediatamente se os sintomas durarem mais do que alguns dias ou uma semana.
8. Manchas brancas na boca
O câncer também pode ocorrer na boca, onde a doença pode afetar os lábios, língua, bochechas e garganta. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, especialmente nos homens. No entanto, nos últimos anos tem aumentado bastante a ocorrência em mulheres jovens. A maioria dos casos está relacionada com tabaco e álcool, mas uma pessoa pode sofrer de câncer de boca sem nunca ter fumado ou bebido em sua vida. Mesmo assim, lembramos que estes hábitos aumentam muito o risco desse tipo de doença. Além disso, a exposição excessiva à luz solar também pode aumentar o risco de câncer nos lábios. Preste atenção nas aftas que não cicatrizam, manchas vermelhas ou brancas na boca e outros caroços ou inchaços.
0 comentários:
Postar um comentário