O período menstrual normalmente dura de 4 a 6 dias, que são os mais difíceis para as mulheres.
Geralmente, essa fase vem acompanhada de dores, mau humor e indisposição.
No entanto, é preciso agir com muita disciplina para não causar problemas graves de saúde.
O primeiro passo é garantir a boa higiene pessoal.
Os demais procedimentos você confere abaixo:
1. Não use um absorvente por muito tempo
Tm gente que passa o dia todo com o absorvente e isso pode causar infecções vaginais e um odor desagradável.
É recomendável que ele seja trocado a cada 3 ou 5 horas - tudo depende da quantidade de secreção.
2. Não tenha relações sexuais desprotegidas
Durante o período menstrual, a chance de contrair infecções é ainda mais alta.
Na verdade, se possível, até evite o ato, pois a tensão e o movimento brusco podem causar danos nesta fase.
3. Não pule refeições
No período menstrual, as mulheres já perdem muito sangue, então fazer as três refeições principais e lanchar entre cada uma é muito importante.
4. Evite comer de madrugada
O corpo não está pronto para digerir alimentos neste horário, principalmente os mais gordurosos.
Se você come de forma desregular, isso prejudica o organismo e provavelmente sofrerá mais no período mais delicado do mês.
Uma das consequências: o aumento das cólicas.
5. Tenha uma boa noite de sono
É muito importante descansar bem e dormir à noite.
Talvez isso seja mais difícil, pois, dependendo da mulher, a cólica pode impedir o repouso.
No entanto, relaxamento é de grande valia.
6. Evite produtos lácteos
Sim!
Eles intensificam inflamações e agravam a dor da cólica.
7. Evite atividades que causam tristeza
Estamos falando de filmes, músicas e literaturas angustiantes.
Tudo isso afeta a mente e pode ser ruim no período menstrual.
Entenda como funciona o Ciclo Menstrual
O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês. A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa.
É normal que a duração do ciclo varie entre 25 e 35 dias, mas ciclos com intervalos mais curtos ou mais longos do que estes podem representar problemas de saúde como ovários policísticos e, por isso, se isso acontecer é aconselhado consultar um ginecologista.
Fases do ciclo menstrual normal
O ciclo menstrual normal dura, em média, 28 dias, tendo início no primeiro dia de menstruação e terminando quando a menstruação do mês seguinte se inicia. Cada ciclo é dividido em 3 fases:
1. Fase folicular
Esta é a primeira fase do ciclo, que se inicia no primeiro dia da menstruação e, dura entre 5 a 12 dias. Nesta fase o cérebro aumenta a produção do hormônio folículo-estimulante (FSH), que leva os ovários a amadurecer seus óvulos.
Com esse amadurecimento, o ovário começa também a liberar maiores quantidades de estrogênio, que é outro hormônio, responsável por tornar o revestimento do útero pronto para uma possível gravidez.
2. Fase ovulatória
Nesta fase, os níveis de estrogênio continuam aumentando e levam o corpo a produzir o hormônio luteinizante (LH), que é responsável por selecionar o óvulo mais maduro e fazê-lo sair do ovário, que é quando ocorre a ovulação, geralmente, por volta do dia 14 do ciclo.
Depois de liberado, o óvulo viaja pelas trompas até chegar ao útero. Normalmente, o óvulo sobrevive por 24 horas fora do ovário e, por isso, se entrar em contato com espermatozoides, pode ser fecundado. Uma vez que os espermatozoides podem durar até 5 dias dentro do corpo da mulher, é possível que se, a mulher tiver tido relações até 5 dias antes da ovulação, possa engravidar.
3. Fase lútea
Esta fase acontece, em média, nos últimos 12 dias do ciclo e, durante esses dias, o folículo, deixado pelo óvulo dentro do ovário, começa a produzir progesterona em maior quantidade, para continuar preparando o revestimento do útero para o caso de uma possível gravidez. Além disso, também existe um aumento na produção de estrogênio e, por isso, algumas mulheres podem apresentar sensibilidade nos seios, mudanças de humor e até inchaço.
Quando a fecundação não acontece, o folículo vai encolhendo dentro do ovário e, por isso, os níveis de estrogênio e progesterona vai diminuindo até que o revestimento do útero seja eliminado, dando início à menstruação e ao próximo ciclo menstrual.
Já se existir fecundação, o óvulo fica grudado nas paredes do útero e o corpo começa a produzir hCG, um hormônio que mantém o folículo produzindo estrogênio e progesterona em níveis elevados para manter o revestimento do útero até à formação da placenta.

0 comentários:
Postar um comentário