Em nosso organismo não existe aquilo de um órgão ser mais importante do que outro. Todos eles trabalham em conjunto para um bom funcionamento do nosso sistema, e se um está com defeito, ou prejudicado de alguma maneira logo, os outros serão sobrecarregados e isso irá gerar uma decadência, de forma lenta, mas geral.
Ofígado é o órgão do corpo humano responsável pela nossa desintoxicação, quando consumimos medicamentos, drogas ou comidas pesadas é ele que atua para eliminar estas substâncias do nosso corpo. Ele também metaboliza o colesterol presente no nosso sistema e é produtor da bile responsável por digerir os alimentos no estômago.
O que é Gordura no Fígado?
Na verdade a doença se chama esteatose hepática, mas é popularmente conhecida como gordura no fígado, nada mais é que um acúmulo da gordura no interior das células do órgão, podemos chamar também de doença gordurosa do fígado ou até mesmo de infiltração gordurosa.
O fígado é responsável por executar mais de 500 funções dentro do nosso organismo, os problemas no fígado podem ser de origem alcoólica ou não alcoólica, dependendo se ouve ou não a ingestão de bebidas alcoólicas pelo paciente.
Qual Tratamento Natural?
O tratamento natural da gordura no fígado(esteatose hepática) é feito com dieta e exercícios físicos para emagrecer. Como não existe um medicamento capaz de curar a gordura no fígado, perder peso e evitar bebidas alcoólicas acabam por ser o tratamento mais eficaz e indicado.
Dieta para Gordura no Fígado:
Diminuir a ingestão de carboidratos:
Pães, massas, batata e arroz devem ser ingeridos em pequenas quantidades. Já os doces, bolachas, bolos e refrigerantes devem ser evitados. Os carboidratos são o combustível do corpo, mas se forem consumidos em excesso ficam armazenados sob a forma de gordura corporal, que também se acumula no fígado;
Cortar nas gorduras saturadas:
Embutidos, frituras, carne vermelha, bolachas, queijos amarelos, chocolate. São exemplos de alimentos ricos em gordura saturada que devem ser evitados na dieta para gordura no fígado; Aumentar o consumo de verduras, frutas e legumes: São ricos em fibras, que contribuem para baixar os níveis de colesterol. Sabe-se que o colesterol alto está relacionado com o acúmulo de gordura no fígado;
Não beber álcool:
O consumo regular de bebidas alcoólicas, mesmo que seja apenas aos fins de semana, está entre as principais causas de fígado gordo, mesmo em pessoas magras; Comer várias vezes ao dia: Fazer pequenos lanches entre as refeições ajuda a controlar o apetite e mantém o metabolismo elevado, favorecendo o emagrecimento;
Apostar nas “gorduras boas”:
Alimentos como abacate, castanhas, amêndoas, nozes, sardinha, atum, salmão e azeite. São excelentes fontes de gorduras saudáveis que ajudam a diminuir os níveis do mau colesterol e aumentar o bom. Porém, apesar de serem saudáveis, esses alimentos são bastante calóricos e devem ser consumidos com moderação.
Gordura no fígado tem cura. Mesmo nos casos mais graves, em que o fígado está inflamado, é possível reverter o quadro. Contudo, o acúmulo de gordura no fígado é muito perigoso para a saúde. Quando atinge estágios mais avançados (esteatose hepática tipo II). Pois pode evoluir para doenças graves como cirrose hepática, diabetes tipo 2 e até mesmo câncer de fígado.
Tratamento com Ervas para Gordura no Fígado:
O chá verde é uma erva que pode ajudar a reduzir a gordura no fígado porque tem propriedades termogênicas. Ou seja, acelera o metabolismo e potencializa a perda de gordura naturalmente. Porém, o consumo de chá verde deve estar associado à dieta e aos exercícios físicos para surtir efeitos no emagrecimento. A ingestão diária não deve ultrapassar 1 litro.

0 comentários:
Postar um comentário