.
A natureza oferece todas as substâncias que o corpo precisa para restabelecer a saúde. Veja o que funciona para coceira vaginal.

Sentir coceira na região genital faz parte da vida de muitas mulheres, mas não é normal. Embora nem sempre seja sinal de uma doença séria, é sempre importante ir ao ginecologista para saber de onde está vindo o problema. Depois da consulta e das recomendações é possível usar remédios caseiros para coceira na vagina, na intenção de aliviar o sintoma. Veja quais são os melhores e também como prevenir esse incômodo.
5 Melhores remédios caseiros para coceira na vagina

A coceira vaginal pode acontecer por alergia, candidíase, vaginose bacteriana ou por doenças sexualmente transmissíveis. Cada causa precisa de tratamentos ginecológicos distintos para a cura. Mas os remédios caseiros para coceira na vagina são à base de ervas calmantes, anti-inflamatórias, antifúngicas e bactericidas, que vão intensificar o resultado do tratamento.
1. Infusão de alecrim, tomilho e sálvia
O alecrim é analgésico e anti-inflamatório. O tomilho é um antibiótico natural, bactericida e antisséptico. A sálvia é muito recomendada para problemas da saúde da mulher. Então, essa infusão é um dos mais poderosos remédios caseiros para coceira na vagina. Vai precisar de:
Ingredientes
Água: 400 mililitros;Alecrim seco: 1 colher de chá;Tomilho seco: 2 colheres de chá;Sálvia seca: 1 colher de chá.
Modo de preparo
1. Primeiro coloque a água para ferver. Assim que entrar em ebulição, desligue o fogo.
2. Em seguida, coloque todas as ervas dentro, abafe com uma tampa e espere até amornar, cerca de 20 minutos.
3. Coloque a infusão coada em uma bacia e faça um banho de assento diretamente na região onde está a coceira, até que a água esfrie.
2. Chá de uva-ursina
Essa planta medicinal atua como antisséptico, bactericida e anti-inflamatório. É recomendada para tratar diversos problemas no sistema reprodutor feminino e masculino. Dessa vez você fará um chá para beber. Veja como é fácil preparar:
Ingredientes
Água: 1 xícara;Folhas secas de uva-ursina: 2 colheres de chá.
Modo de preparo
1. Coloque a água para ferver, pode ser no micro-ondas.
2. Depois misture as folhas na água, abafe e deixe até que fique morno para conseguir beber.
3. Coe o chá e beba. Faça outros frescos para tomar de 3 a 4 vezes ao dia.
3. Kefir e outros probióticos
Os alimentos probióticos são muito importantes para equilibrar a microbiota vaginal e intestinal. Quando existe o desequilíbrio é que ocorrem doenças como a vaginose bacteriana, então além de aliviar a coceira, eles ajudam a manter a saúde. O ideal é ter o hábito de consumir probióticos todos os dias e não só quando tiver sintomas.
.
O kefir é um dos mais poderosos alimentos probióticos, sendo uma verdadeira fonte de bactérias boas para o organismo. Mas além dele também tem qualquer outro alimento que seja fermentado, como iogurte natural, chucrute e kombucha. Inclua esses alimentos na sua rotina.
4. Banho de assento com vinagre de maçã
O vinagre é muito mais do que um tempero para os alimentos. Esse é um bactericida, antisséptico e antifúngico usado para diversos fins. Por ter um pH ácido parecido com o normal da vagina, ele ajuda a combater os fungos e bactérias que estejam causando a coceira.
Para fazer o banho, ferva alguns litros de água que caibam em uma bacia limpa, na qual você irá se sentar. Quando a água estiver morna, adicione meia xícara de vinagre de maçã, misture e sente-se sem calcinha na intenção de que o líquido toque a vagina. Não precisa empurrá-lo para dentro, apenas fique sentada nessa água até que ela esfrie.
Repita esse banho três vezes ao dia. Se depois de alguns dias não perceber alívio, volte ao médico, pois o problema pode estar precisando de um tratamento mais forte para ser curado.
5. Infusão de calêndula
A calêndula é mais um dos remédios caseiros para coceira na vagina, pois essa planta ajuda a aliviar os sintomas da candidíase e vários outros problemas de saúde. Você pode comprá-la desidratada na farmácia, fazendo uso de toda a planta.
Para fazer uma infusão de calêndula basta colocar 2 colheres de sopa da planta em 1 xícara de água fervida e abafar para ocorrer a infusão. Depois é só coar e beber metade de manhã e metade à noite.
Também pode fazer um banho de assento, que seria um chá em quantidade maior para preencher uma bacia. Misture as folhas secas em uma quantidade de água, depois coe e coloque na bacia para fazer o banho. Fique sentada nessa infusão até que esfrie.
Dicas para prevenir coceira na vagina
Mesmo que os remédios caseiros para coceira na vagina sejam eficientes, nada melhor do que não sentir a coceira. Nem sempre é impossível evitar, mas há formas de se cuidar e prevenir que os problemas de saúde que causam a coceira se desenvolvam no seu corpo.
1. Cuide da sua higiene íntima
Troque de calcinha todos os dias, mantenha suas calcinhas bem limpas e nunca deixe-as secando no banheiro ou em qualquer ambiente úmido e abafado. Evite usar absorventes internos com frequência ou por muitas horas.
2. Escolha produtos próprios para região íntima
Não é todo tipo de produto que pode ser usado na vagina, sejam cremes, hidratantes, perfumes, sabonetes ou géis. Especialmente se você for sensível à alergias, escolha os produtos com cuidado.
3. Evite roupas muito apertadas
As calças e shorts muito apertados impedem a ventilação na região íntima, e isso não é bom. Essa região é naturalmente úmida e quente, que é um ambiente propício para fungos e bactérias. Então, quanto mais você deixar ventilar, melhor. Use roupas mais frouxas, saias e calcinhas de algodão.
4. Alimente-se bem
Assim como o kefir é um alimento recomendado para aliviar os sintomas de problemas na microbiota vaginal, há diversos outros alimentos saudáveis que devem fazer parte da sua dieta, que são as frutas, legumes, verduras, raízes e sementes. Além disso, evite os alimentos com açúcar refinado, adoçante, excesso de sal e industrializados com gordura saturada.
5. Use preservativo nas relações sexuais
O preservativo ainda é melhor método contra as doenças sexualmente transmissíveis, além de proteger contra infecções mais simples. Então não hesite em usá-lo, especialmente se você tiver um organismo sensível, mesmo estando com uma pessoa da sua confiança.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

0 comentários:
Postar um comentário