.
Seja no cabelo, rosto ou no corpo, a mistura ou utilização incorreta de cosméticos pode ocasionar graves danos à saúde das madeixas e da pele
Para prevenir a ação da idade e combater o envelhecimento cutâneo é fundamental adotar uma rotina de cuidados com a pele e as madeixas. Mas excessos cometidos nas rotinas de beleza, higiene ou hábitos de dormir, podem antecipar o envelhecimento e comprometer a qualidade da pele e das madeixas.
Porém, conforme a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, é possível evitar esses problemas por meio de pequenas alterações nos cuidados do dia a dia. Banhos com água quente é uma das principais causas de desidratação e flacidez da pele.
Durante o banho, é importante diminuir o uso de esponjas de fibras vegetais. Isso porque "quando utilizadas diariamente, agridem a pele, removem a sujidade e diminuem o manto hidrolípidico do tecido, uma espécie de escudo protetor que impede a perda de água transepidermal", revela a profissional.
Hora de dormir
Assim como o banho é importante ter cuidado ao deitar com o cabelo solto, pois os fios capilares produzem oleosidade específica e acumulam sujidade que, em contato com a pele, podem danificá-los. Dormir sem limpar o rosto, seja para retirar a make ou remover as impurezas da pele é um hábito que não deve ser abandonado por quem deseja se manter jovem por mais tempo.
O sebo e a poluição, que se acumulam na pele durante o dia, obstruem os poros e impedem a respiração adequadamente. Isso faz com que a derme se torne mais oleosa, perca o viço, o brilho e envelheça mais rapidamente. "O ideal é utilizar água micelar ou sabonete líquido específico na higienização do rosto", indica Dra. Valéria.
A sobreposição de cosméticos pode prejudicar a eficácia dos ativos presentes nos produtos. Além do mais, podem existir ingredientes incompatíveis uns com os outros e causar reação irritativa quando combinados.
"Ao esfoliar a pele é fundamental ser cauteloso, pois, assim como as esponjas de fibras vegetais, os produtos esfoliantes quando utilizados em excesso podem danificar a pele, minimizar a barreira protetora do tecido e acelerar a produção de oleosidade", destaca a médica.
Já a máscara capilar para hidratação, aplicada em excesso, torna os fios pesados, quebradiços, oleosos e sem vida, perdendo o brilho e a leveza que teriam caso estivessem saudáveis. "O recomendado é usá-la apenas uma vez por semana, cerca de 5 a 15 gramas de máscara capilar, dependendo do volume e comprimento do cabelo", completa a hair dresser Carla Gonçalves.
Aplicação correta
O perfume é outro produto que necessita de atenção antes de usá-lo, já que as fragrâncias são as principais causas de alergias na pele, conhecidas como dermatites de contato. "Por isso, é importante adotar alguns cuidados como nunca passar o perfume diretamente na pele e sim por cima da roupa, sempre lavando as mãos após a aplicação.
Além disso, a dermatologista chama atenção para as escolhas. "Quem tiver a oportunidade de adquirir cosméticos desenvolvidos por fórmulas mais naturais e menos sintéticos é uma boa medida", complementa a Dra. Valéria Marcondes.

0 comentários:
Postar um comentário