O que fazer com sapatos apertados?
Para prevenir desse mal e contornar a situação trouxemos algumas técnicas que podem ajudar nesta missão.
Já aconteceu com todo mundo, você gosta de um sapato, prova ele, vê que está um pouco apertado, mas acha que vai lassear, mas isso não acontece. Sair por aí mancando ou com o pé latejante não é agradável. O que fazer?
O que fazer com sapatos apertados?Para prevenir desse mal e contornar a situação trouxemos algumas técnicas que podem ajudar nesta missão.
Como garantir o sapato e tamanho perfeito?
Experimente o sapato:
Muitas pessoas se convencem de que seus pés param de crescer quando adolescentes, mas esse nem sempre é o caso. Se você tiver um pé maior que o outro, certifique-se sempre de comprar o tamanho maior. Além disso, a numeração dos sapatos pode variar entre as marcas, por isso o recomendado é experimentar sempre um número acima ou abaixo, e tirar qualquer dúvida sobre o melhor tamanho.
Prove sapatos no final do dia
Os pés podem inchar durante o dia, às vezes, adicionando até um numero a mais ao tamanho do calçado. Experimentar os sapatos no final do dia, ao invés de prová-los pela manhã vai garantir que ainda sejam confortáveis quando seus pés estiverem maiores.
Quando os sapatos machucam:
Prepare-os com antecedência
Antes de usar os sapatos já na primeira ocasião, tente amaciá-los caminhando pela casa com um par de meias mais grossas. Nos sapatos de couro, algumas pessoas também recomendam o aquecimento dos calçados com um secador de cabelo para amaciar a pele e permitir que eles se estiquem para a forma correta ao seu pé.
Uma outra opção é recorrer à ajuda profissional. Algumas sapatarias contam com alternativas e equipamentos que se ajustam no calçado independente de sua numeração, para ceder o couro no sentido do seu comprimento, ou da sua largura, ou ainda no peito do pé. Em todos esses casos é usado um produto para amolecer o couro e facilitar a sua mobilidade.
Técnicas caseiras
Técnica com Jornal:
Pode ser usado em qualquer material, mas é preciso cuidado com a camurça, para não pingar álcool ou água e manchá-la.
Umedeça o jornal com água ou álcool (melhor resultado obtido com álcool) e coloque dentro do calçado apertando bem dentro do sapato. Depois que o álcool evaporar totalmente o jornal se expande e lasseia o sapato.
É importante ressaltar que, dependendo da cor do forro do sapato, este método pode manchar. Funciona melhor para sapatos com forros escuros.
Técnica com Secador:
Indicado para sapatos de couro ou camurça, deve ser usado com cautela em sapatos de couro sintético.
Calce o sapato apertado (se possível com uma meia mais grossa) e esquente com um secador. Fique com o sapato por 30 minutos e, se achar necessário, aqueça-o outras vezes durante o período. O calor ajuda a dilatar o couro. Depois de ter feito isso, pode tirar a meia e calçá-lo novamente. Ele irá retrair, porém pegará o formato do seu pé.
Lembre-se de não aproximar muito o secador do sapato.
Técnica com Hidratante:
Espalhe bastante hidratante nos pés, calce os sapatos e ande um pouco com eles. Se já quiser sair de casa com o calçado, leve um pouco de hidratante com você, já que ao longo do dia o creme secará e o sapato voltará a apertar. Demora uns dois ou três dias para o sapato ceder totalmente e pegar o formato dos pés.
Técnica com Gelo:
Indicado para couro e couro sintético, mas não para camurça, que pode manchar.
Encha um saquinho com água e amarre bem. Então coloque o saquinho cheio de água dentro do calçado, observando se o saquinho ocupou todo o espaço interno do sapato. Leve o calçado com o saquinho de água para o congelador e deixe por pelo menos 24 horas. A água, depois de congelada, expande e força o couro, o alargando. Quando for tirar, cuidado para não deixar cair água ou derreter totalmente o gelo para não estragar a parte interna do calçado.
0 comentários:
Postar um comentário