O mau cheiro das axilas é causado por uma série de fatores. O local é habitado por bactérias que não prejudicam o organismo, mas em determinadas situações, exalam o mau cheiro.
O banho diário e o uso de desodorantes e antitranspirantes estão entre os métodos mais usados para controlar a situação. Há pessoas, contudo, que mesmo com todos os artifícios, não resolvem o problema.
Há medicamentos que podem ajudar, mas só devem ser prescritos pelo médico. Também existem substâncias na natureza que contribuem para amenizar o problema.
Conheça oito substâncias que ajudam a controlar o mau cheiro nas axilas:
Limão: o suco do limão tem propriedades que combatem as bactérias e ajudam a eliminar o mau cheiro. Como é ácido, o recomendável é que o suco seja aplicado cerca de 15 minutos antes do banho.
Nunca saia ao sol com limão sobre a pele, porque o ácido pode causar queimaduras. Use um algodão para aplicar o suco nas axilas e certifique-se que retirou bem no banho. Não use todos os dias porque o ácido pode, aos poucos, escurecer a pele.
Vinagre de maçã: mais uma vez é o ácido que ajuda a combater as axilas. Use a mesma recomendação do suco de limão.
A diferença é que você não vai aplicar o vinagre puro. Dilua uma parte do vinagre para duas de água antes de usar. Retire bem no banho.
Bicarbonato de sódio: o bicarbonato é um produto versátil e eficiente para todo tipo de limpeza. Dilua uma colher de sopa de bicarbonato em duas de talco e aplique normalmente, como um desodorante.
Cera quente: a maioria das bactérias permanecem nos pelos que ficam nas axilas. Mesmo que você raspe a região, parte do pelo fica na pele. O melhor é arrancar pela raiz.
Óleo da árvore do chá – esse é um antisséptico poderoso. Entre as muitas aplicações, está a da eliminação dos odores nas axilas. Para aproveitar melhor, aplique algumas gotas em um frasco e use também gotas de óleo de Rosa Mosqueta.
Sabonete de coco – o coco ajuda a equilibrar os odores do corpo e pode ser utilizado na rotina diária de higiene.
0 comentários:
Postar um comentário