.
A umectação capilar é maravilhosa para tratar fios secos e queda de cabelo. Também chamada de umectação noturna, ela atua com reposição de nutrientes e hidratação dos fios.
Usamos óleos vegetais para umectar, ou umedecer, os cabelos. Alguns óleos penetram profundamente no córtex capilar, assim repõem nutrientes e tratam os fios. A umectação entra na etapa nutrição do cronograma capilar e pode ser feita no couro cabeludo e fios ou somente no comprimento dos cabelos.
Todos os tipos de cabelo podem receber umectação, especialmente os cacheados amam. Excelente para controlar o frizz e para tratar cabelos ressecados ou danificados. Dependendo do óleo que você escolher, ajuda até no crescimento dos cabelos.
O primeiro passo para umectação é escolher um óleo 100% vegetal. É fundamental que ele seja totalmente vegetal, sem aditivos como petrolatos, óleo mineral, parafinas ou parabenos. Somente os óleos naturais vegetais podem penetrar e tratar os fios profundamente.
Óleo de Rícino
É rico em ácido ricinoleico, vitamina E, minerais, entre outros. Fortalece os fios, combate a queda e ajuda no crescimento dos cabelos. Já viu o guia completo sobre óleo de rícino? Lê que vale a pena, esse óleo é maravilhoso.
Óleo de Abacate
Penetra nos fios e age como condicionante, funciona em todos os tipos de cabelo. Protege os fios e couro cabeludo do ressecamento, previne queda e quebra dos fios. Sim, também ajuda no crescimento e opost completo sobre o óleo de abacatetá lindo, vem ver porque tem muitos outros benefícios.
Óleo de Cenoura
Esse é um dos óleos mais completos do ponto de vista nutricional, por isso é excelente para recuperar cabelos danificados. Fortalece o couro cabeludo e ativa a circulação sanguínea, nutre e condiciona os fios.
COMO FAZER UMECTAÇÃO?
Passo a passo
1º Com os cabelos secos, pode ser limpo ou sujo, comece aplicando o óleo vegetal escolhido na raiz do cabelo.
2º Espalhe bem por todo couro cabeludo e aproveite para massagear por alguns minutos. Isso ajudará a ativar a circulação e com isso os nutrientes são melhor absorvidos.
3º Espalhe o óleo ao longo dos fios, massageando para que toda a extensão dos cabelos recebam o óleo.
4º Faça um coque e/ou coloque uma touca de tecido, mas nunca use touca ou saco de plástico.
5º Deixe agir no mínimo por 2 horas ou a noite toda (umectação noturna).
6º Retire o óleo com shampoo. Também pode lavar e condicionar normalmente.
Se teu cabelo é muito oleoso, use um óleo leve como o de abacate. Teste uma vez na raiz e comprimento, pode ser que o óleo até ajude a controlar a oleosidade. Mas como cada cabelo funciona de um jeito, na próxima vez teste usar óleo somente no comprimento dos fios e avalie de qual forma deu melhor resultado.
É importante deixar o óleo agir no mínimo 2 horas. Quanto mais tempo, melhor será o resultado. Lembre-se que o cabelo precisa de tempo para absorver os nutrientes e vitaminas do óleo ou azeite.

0 comentários:
Postar um comentário