Existe diferença entre cabelos secos e cabelos ressecados? Sim existe e no post de hoje você saberá identificar essa diferença, por tanto, continue lendo, pois o post está bem extenso, e tire suas dúvidas...
Cabelo seco X ressecado
Diferença entre cabelos secos e ressecados
Cabelo seco: A primeira coisa que precisa ser entendida é que cabelo seco não é sinônimo, necessariamente, de cabelo ressecado. Quem determina se o cabelo é ou não seco é a quantidade de oleosidade que é produzida pelas glândulas sebáceas, e se a produção for baixa essa oleosidade natural não consegue chegar no comprimento e pontas, o que resulta num cabelo sem brilho e sem vida.
Cabelo Ressecado: Já o ressecamento pode ocorrer em qualquer tipo de cabelo, seja ele oleoso, misto, normal ou seco, e isso pode ser causado por vários fatores: sol em excesso, água do mar e da piscina, produtos errados, químicas capilares, deficiências nutricionais e até algumas doenças.
Dicas de cuidados:
Lavagem: É uma das coisas mais importantes pra saúde do cabelo, e quando o cabelo é seco os cuidados são redobrados. Evite lavá-los com água quente, porque isso pode desregular a produção sebácea, deixando o cabelo mais oleoso num primeiro momento, mas muito mais seco em seguida por causa do tradicional efeito rebote. Escolha os produtos adequados, o uso de shampoos mais agressivos não é recomendado, pois eles vão remover mais intensamente essa oleosidade da raiz, que nos cabelos secos é pouca, e isso vai deixar o cabelo ainda mais seco. O ideal é sempre optar por shampoos mais hidratantes e/ou nutritivos, daqueles que limpam sem agredir e deixam o cabelo macio. E o uso do condicionador é essencial, pois ele fecha as cutículas que o shampoo abriu, e esses precisam ser mais potentes e servirem não só pra amaciar os fios, mas para tratar, para repor, mesmo que minimamente, mais hidratação e nutrição. Uma dica é usar os que são enriquecidos com óleos ou manteigas vegetais, e ceramidas.
Finalização: Os Cremes de pentear mais potentes, também com mais ativos nutritivos, são excelentes apostas, e é bom ter um spray (ou óleo finalizador) na bolsa com algum produto que ajude ao longo do dia, quando o cabelo vai ficando mais seco.
Capriche no tratamento!
Tratamentos:
Hidratação - Como a oleosidade não chega corretamente ao comprimento e pontas, tem que caprichar na hidratação, que vai repor água, e, principalmente, na nutrição, que vai repor lipídeos. Uma Máscara caseira que uso bastante é a Hidronutrição de banana, que abrange as duas etapas ao mesmo tempo e tira todo o ressecamento.
Umectação - O uso de umectações com óleos vegetais vai ajudar demais, já que vai fazer justamente a reposição lipídica, que é o que esse cabelo mais precisa. A umectação pode ser feita de uma a duas vezes na semana, dependendo do estado geral desse tipo de cabelo, e alguns óleos, como o de rícino, pode ser usado pra massagear o couro cabeludo, o que também ajuda, desde que a massagem seja feita de forma suave.
Método LOC - Uma dica que eu uso quando percebo que meus cabelos estão ressecados é o Método Loc, que também é excelente aliado para combater o ressecamento.
Óleos, óleos e mais óleos - É muito importante ter algum tipo de óleo vegetal em casa e usá-lo não só para umectar os fios, mas também pra potencializar as máscaras e os cremes de pentear. E aplicar umas cinco gotinhas no cabelo úmido ou já seco é muito bom, pois o óleo vai formar uma capinha de gordura que vai impedir (ou reduzir) a perda de água, mantendo os fios hidratados por mais tempo.
Óleo na finalização - O uso de óleos finalizadores também é uma opção válida, antigamente eu tinha aversão à óleos, achava que meus cabelos iriam ficar gordurosos, grudentos... Mas fui aprendendo a usar e conhecendo mais sobre os óleos 100% vegetais, e recentemente fiz uma resenha do maravilhoso Óleo capilar finalizador máximo, que ultimamente tenho usado em quase todas as finalizações.
Protetor térmico - E por último, mas não menos importante, não se pode esquecer, de sempre usar protetores térmicos quando for usar o secador e babyliss, já que o calor térmico desidrata e estraga muito os fios.
0 comentários:
Postar um comentário